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Qualidade na pandemia e a nova realidade

No artigo de hoje vamos falar sobre as mudanças e impactos da pandemia na Gestão da Qualidade e nas organizações. Leia mais.
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Qualidade na pandemia e a nova realidade

Não é segredo que a pandemia causada pelo Covid-19 trouxe diversas mudanças no mundo todo, e na Gestão da Qualidade também não foi diferente.

Assim, no artigo de hoje vamos falar sobre a Gestão da Qualidade na pandemia, quais as mudanças ocorridas e porque a qualidade é tão importante nos dias de hoje.

Importância da Gestão da Qualidade para as organizações atuais

A Gestão da Qualidade é umas áreas essenciais dentro das organizações, desde o seu surgimento com o modelo estatístico, em 1924.

Sendo assim, a Gestão da Qualidade tem como objetivo principal a busca por altos padrões de conformidade, os quais estão diretamente relacionados com o desempenho de pessoal, de processos e do próprio produto ou serviço, considerando a necessidade dos clientes.

Além disso, a Gestão da Qualidade proporciona às empresas diversas vantagens, como por exemplo:

  • Aumento dos níveis de satisfação dos clientes internos e externos;
  • Redução de custos de retrabalho e por falhas nos processos;
  • Aumento da competitividade da organização, já que investe em melhoria contínua, controle e avaliação dos processos.

Todas essas vantagens podem ser alcançadas por meio da implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que é utilizado para definir parâmetros que estimulem e proporcionem a melhoria contínua.

Com a pandemia, a aplicação e definição dos parâmetros do SGQ foram afetados, principalmente devido ao trabalho remoto, mudando a realidade das empresas e fazendo com que as organizações busquem meios para se adaptar à essa nova realidade.

A Gestão da Qualidade e pandemia

A pandemia trouxe uma nova realidade à tona, não estando relacionada somente com o distanciamento social e com as medidas de segurança e sanitárias voltadas ao enfrentamento do Covid-19.

Os processos organizacionais mudaram, o ritmo de trabalho também, e claro, grande parte dos cargos e métodos também tiveram que se adaptar à esse novo normal.

E com a Gestão da Qualidade não poderia ser diferente.

Com a pandemia, houveram várias modificações nas práticas e avaliações antes realizadas, principalmente acerca da análise de riscos e da produção e organização de documentos.

E por falar em gestão de riscos, as organizações possuem novas preocupações, como por exemplo:

  • Saúde dos trabalhadores e as medidas de proteção e enfrentamento ao Covid-19 no local de trabalho;
  • Exposição ao risco e contaminação, tanto no deslocamento à empresa quanto no ambiente de trabalho;
  • Cumprimento dos objetivos e da missão organizacional;
  • Manutenção e segurança do SGQ.

Assim, é possível perceber que os tópicos acima são de grande preocupação e relevância, e acima de tudo, muito novos para que as organizações se adaptem e formulem estratégias para lidar com todas estas complexidades.

Outra dificuldade enfrentada pelas organizações é a grande incerteza causada pela pandemia, principalmente pelo fato de que não é possível prever quando a pandemia irá acabar ou o que acontecerá nos meses seguintes.

Com essa incerteza, é muito difícil realizar planejamento e projeções acerca dos próximos meses, já que grande parte das organizações estão lutando para sobreviver dia após dia.

Contudo, estas não foram as únicas mudanças trazidas pela pandemia.

Quais as mudanças trazidas pela pandemia?

Na Gestão da Qualidade, a pandemia trouxe diversas mudanças, tanto nos procedimentos quanto nos processos internos, gestão e análise de riscos e também no volume e no ritmo de trabalho.

Sendo assim, listamos a seguir as principais mudanças trazidas pela pandemia, sendo elas: o surgimento das auditorias remotas, a busca por novas certificações e a otimização de processos voltados para a redução de custos.

Auditorias Remotas

Uma das maiores mudanças trazidas pela pandemia foi o trabalho remoto, onde todos tiveram que se adaptar abruptamente.

Sendo assim, foi necessário criar estações de trabalho em casa, mesmo que improvisadas, para comportar a jornada de trabalho e de reuniões sempre que necessário.

No caso das empresas que estavam aplicando um SGQ, uma das mudanças foram as Auditorias Remotas.

As auditorias remotas abrangeram as auditorias, análises críticas e melhorias nos processos produtivos, onde todos os documentos passaram a ser compartilhados e os detalhes são resolvidos por imagens, tudo por meio de chamadas online e do trabalho remoto.

Embora esse formato tenha boa aceitação, muitas organizações relatam dificuldade em lidar com as solicitações e dar o suporte necessário, já que sentem dificuldade em se adaptar à nova realidade dos trabalhos remotos.

Uma solução para essa dificuldade é a modalidade híbrida, que pode ser uma tendência para o futuro.

Auditorias que mesclem ações remotas com ações presenciais podem ser um diferencial para os próximos anos, se adaptando às necessidades das organizações.

Busca por novas certificações

Outra mudança trazida pela pandemia foi a busca por novas certificações, e não apenas voltada para a Gestão da Qualidade em si, mas para subsidiar o trabalho remoto.

Um dos exemplos é a certificação ISO 27001, que trata do Sistema de Gestão de Segurança da Informação. Com o trabalho remoto, a preocupação com a segurança dos dados e das informações, vinculada com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Outra norma que também está sendo muito difundida é a norma ISO 45001:2018, voltada para o Sistema de Gestão de Saúde Ocupacional e Segurança, que possuem total relação com os protocolos de segurança sanitária e medidas de enfretamento ao Covid-19.

Hoje, as organizações devem proporcionar um ambiente completamente seguro para os seus colaboradores, e acima de tudo, obedecer aos protocolos de combate ao coronavírus.

Otimização de processos voltada para a redução de custos

Além dos impactos sanitários e nos métodos de trabalho, a pandemia também trouxe impactos financeiros. Muitas organizações se viram obrigadas a reduzir custos, tanto operacionais quanto de pessoas, e a busca por sistemas integrados aumentou bastante.

Sendo assim, os sistemas integrados trazem normas como a ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 juntas em um único sistema, surtindo bons efeitos e diminuindo custos com certificações, tal como diminuindo o tempo das auditorias.

Nesse sentido, é compreensível que as mudanças são drásticas e que possivelmente irão gerar novas práticas, tanto nas organizações quanto na Gestão da Qualidade em si.

Contudo, as mudanças podem trazer novos aprendizados organizacionais e criar oportunidades de melhorias, que antes não eram vislumbradas.

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Comentários (2)

  1. Renato Soares da Silva
    18 de maio de 2021 at 14:00

    Muito bom o artigo, teremos de fato novas formas de trabalho para as aplicações
    da Qualidade nos próximos anos.

    1. Gabriela Maria
      29 de julho de 2021 at 19:19

      Olá Renato, tudo bem?

      Verdade, vamos nos adaptando! 🙂

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